Cinco técnicas práticas contra crises de ansiedade

Quando um ataque de pânico, popularmente conhecido como “crise de ansiedade”, ocorre, sinais e sintomas fisiológicos e psicológicos são percebidos. Os sintomas são descritos como: dor ou desconforto no tórax, sensação de engasgo, vertigens, medo de “enlouquecer”/perder o controle e morrer, sensação de irrealidade e distanciamento do meio concreto, náuseas, diarreia, sensação de dormência, palpitação e frequência cardíaca acelerada e falta de ar.

Para tanto, 5 técnicas práticas são indicadas para controle da Crise de Ansiedade/Ataque de Pânico.

1- Inspire profundamente e lentamente, prenda a respiração e expire devagar;

2- Pressione os músculos da mão, cerrando o punho, segure firme por 5 segundos, em seguida, relaxe rapidamente os músculos tensos da mão. Após essas duas técnicas, concentre-se na sensação de relaxamento;

3- Redirecione sua atenção: concentre-se na tarefa que está realizando, itens e espaço ao seu redor;

4- Use seus sentidos: descreva o que está vendo, perceba o gosto na sua boca, escute os sons do ambiente, toque em si ou em objetos, sinta o cheiro do ambiente. Descreva o que percebe, mentalmente;

5- Anote os seus pensamentos: crie o hábito de anotar diariamente suas preocupações e questione seus pensamentos:

”Quais evidências concretas sustentam esse pensamento?”

“Qual alternativa existe para essa situação?”

“O que aconteceu no passado em situações parecidas?“

“E se o melhor acontecer?“

”O que é mais realista?“

A técnica n° 1 e nº 2 o ajudará a normalizar a frequência cardíaca através da respiração e relaxamento, diminuirá a sensação de falta de ar, palpitação e garganta fechando.

A técnica nº 3 precedida da nº 4 o ajudará na sensação de falta de controle e contato com a realidade, sensação de morte e “enlouquecimento”. Você perceberá que está retomando o controle do seu corpo e que não está “sob ataque” e perigo.

É importante saber identificar um ataque de pânico. Você perceberá que ela passará em minutos e que seu corpo não está em risco real de morte. O precipitador das crises são pensamentos disfuncionais de preocupações e perigo.

Memorize as técnicas práticas contra crises de ansiedade/ataques de pânico. A prática constante de autoconhecimento através do registro dos pensamentos disfuncionais e preocupações tornam as crises menos frequentes. Quando a veracidade dos pensamentos são questionadas, eles perdem a força frente às emoções e reações fisiológicas disfuncionais.

Veja mais
Clique abaixo para agendar
Compartilhe